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Luandina - Branding e Comunicação - Cerveja

O mercado de cerveja angolano é especialmente competitivo.  

Nele destaca-se a histórica Cuca, cuja origem remonta a 1947. Com a independência angolana, e um processo de nacionalização, a Cuca ganhou definitivamete o coração do povo e tornou-se numa das mais populares Marcas do País. “Em Angola, Cerveja é Cuca” é a assinatura que podemos encontrar em cada esquina de Luanda.

 Mas o mercado é muito mais do que a Cuca, destacando-se três grandes clusters:

 > as internacionais, tendencialmente premium, são as aspiracionais mas sofrem da instabilidade cambial. aparecem e desaparecem das prateleiras com uma frequência imponderável

> as portuguesas, “not so premium” mas que gozam de excelente reputação junto dos consumidores mais velhos e nas províncias, onde as novas marcas ainda nao entraram. Beneficiam de uma grande familiaridade com Angola

> as nacionais, cuja qualidade de produto e comunicação têm vindo a melhorar substancialmente nas últimas décadas. São as queridas dos novos consumidores e traduzem como nenhumas outras a vibração e alegria do povo angolano.

Foi neste contexto que a Sodiba convidou a Born para o projecto de lançamento de uma nova Marca nacional, com a ambição de se afirmar como a melhor cerveja angolana.

A Born juntou-se à WebbDevlam, uma agência inglesa especializada no packaging de bebidas alcoólicas, trazendo o conhecimento do “route-to-market” angolano, definindo o posicionamento e storytelling da Luandina,  cuja identidade e packaging tomaram forma juntando referências clássicas das festas de rua angolanas a uma abordagem inovadora no segmento, normalmente associada às Marcas internacionais.

 Após visitas ao terreno, desenvolvimento e teste de produto e workshops com consumidores nasceu a Luandina, tendo a Born desenvolvido o projecto de lançamento da nova Marca. 

A campanha envolveu um evento institucional, uma campanha de publicidade com dois spots de TV “Alma” e “Bairros”, outdoors, imprensa, rádio e  digital, desenvolvidos com as produtoras sul americana Primo e angolana Muxima. 

 O reforço da presença nos Bairros foi assegurado com uma segunda vaga de outdoors assim como um plano de activações que envolveu festas, pinturas urbanas e sampling de produto em Luanda. 

Esta campanha permitiu à Luandina ocupar o 2º lugar de notoriedade no sector das cervejas na fase de lançamento, logo atrás da histórica Cuca, ganhando o seu lugar e preparando-se, com o tempo, para se afirmar como a cerveja da próxima geração em Angola.

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