{title}
{title}
Spar - o seu vizinho preferido - Estratégia de Marca - Retalho
Dos grandes hipermercados longe do centro das cidades dos anos 80 e 90 às pequenas lojas de bairro dos nossos dias, o sector da grande distribuição conheceu profundas transformações.
Enquanto a famosa Alexa, da Amazon não chega ao nosso mercado, os principais players têm disputado o território da próximidade e conveniência, que se sobrepuseram a argumentos como os da diversidade e profundidade da oferta.
Em 2017, a SPAR , marca internacional de retalho presente em mais de 40 países, sentiu necessidade de rever o seu posicionamento em Portugal onde contava com uma rede de cerca de 40 lojas próprias e 60 franchisados.
Tratava-se de uma matriz diferente da dos principais players nacionais, pelo que convinha capitalizar nessa essência.
Com o foco na hiper-proximidade, e inspirados em histórias reais da marca em Portugal, criámos o conceito “O Seu Vizinho Preferido” para marcar a pertença à comunidade.
Este conceito determinou uma revisão global à comunicação da Marca, dentro e fora da loja, que se tornou mais humana e personalizada, própria de quem “conhece” os seus vizinhos.
No que diz respeito à comunicação de loja, a Born reviu as principais ferramentas de comunicação da Spar e repensou a comunicação em loja, o que obrigou à definição de novas instituições de preço e promoção.
#brandstrategy #repositioning #supermarkets #branddesign #instore #spar





