Layout + Navigation...
Layout:
|
Navigation:
  • all
  • work
  • news
  • beliefs
Login

{title}

{description}

{title}

{description}

Juliana - Jerónimo Martins // Pingo Doce - Comunicação Global

Nasceu a Juliana, um novo olhar da Jerónimo Martins e Pingo Doce sobre a Dieta Mediterrânica à portuguesa. Com criatividade da Born, a nova Marca actualiza e potencia o compromisso das duas instituições com um dos padrões alimentares mais saudáveis do Mundo.

“O briefing da Jerónimo Martins vinha extraordinariamente claro e encaixa-se perfeitamente no perfil da Born. Fizemos em conjunto um trabalho pesado de imersão e reflexão estratégica que deu origem a um plano composto por inúmeras ferramentas e materializações criativas, direccionadas a vários meios e stakeholders. A partir daí o projecto foi crescendo organicamente. Num ano tão atípico como este, ver a coragem de inovar e fazer acontecer da Jerónimo Martins e do Pingo Doce é uma inspiração para o mercado e foi-o igualmente para as nossas equipas”.

O projecto assenta em três pilares: científico, pedagógico e comercial. Na vertente científica destaca-se a realização da conferência “Dieta Mediterrânica à Portuguesa”, agendada para o Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, com a curadoria científica da Universidade do Porto. “A pandemia colocou muitas restrições à presença física pelo que tivemos que apostar no on-line. O número de inscrições on-line superou todas as expectativas, confirmando a adesão dos portugueses a novos formatos. Será importante para debater os desafios do futuro da Dieta Mediterrânica”.

Na vertente pedagógica e comercial, o arranque de Juliana faz-se como no início de uma refeição: pelas sopas. “Juliana é um nome que presta tributo às mulheres, porque foram elas que na tradição mediterrânica aprimoraram e passaram o conhecimento gastronómico português. Mas é também uma forma de cortar os legumes, tão importantes na Dieta Mediterrânica, o nome de uma sopa com mais de 2 séculos com grande valor nutricional e - descobrimos no terreno - o nome de um peixe com que em Peniche se fazem umas belas caldeiradas.”

Em busca dos segredos da Dieta Mediterrânica à portuguesa, Juliana apresenta um documentário filmado por todo o País, de autoria da produtora Bro, que viaja às tradições da nossa cozinha. “É uma documentário poderoso sobre a relação dos portugueses com o território e com os ingredientes, com os segredos da cozinha, com a frugalidade e o poder da criatividade, com a partilha à mesa. É-nos trazido através da história e sabedoria de 8 mulheres, que preparam cada uma delas uma sopa e documentam aquilo que é a essência da Dieta Mediterrânica à portuguesa”. “Juliana - o Documentário” tem estreia marcada para Novembro, no cinema São Jorge em Lisboa.

Ainda na vertente pedagógica, terá lugar no Terreiro do Paço “Juliana - Uma Exposição Fotográfica”, de 16 a 18 de Outubro, com o olhar de Luís Mileu sobre as 8 guardiãs da Dieta Mediterrânica. A acompanhar a exposição estará um food-truck Juliana, onde os visitantes poderão provar várias sopas genuinamente portuguesas.

O projecto Juliana integra igualmente uma campanha publicitária, onde é lançada a Marca Juliana e 6 sopas que estarão à venda no Pingo Doce. “Um dos grandes desafios da Dieta Mediterrânica consiste na necessidade de se tangibilizar para o grande publico e entrar no seu dia a dia. Nesse sentido dietas de origem no mercado norte-americano são muito mais orientadas para o consumo. Parte da regeneração necessária desta dieta consiste na capacidade de se reinventar na forma como se relaciona com os novos consumidores. Juliana tem essa grande missão.” 

A campanha global teve como produtora a Bro, com realização de Pedro Patrocínio. A série de beauty-shots das sopas que estiveram a cargo da Slow Studio de Nuno Correia, que assegurou igualmente a produção fotográfica.

Juliana vai chegar ao ponto de venda e ao universo digital, com site próprio, receitas e campanhas nativas. A Netmais foi o parceiro que desenvolveu o website Juliana. 

“O mercado da distribuição alimentar tem que ter a capacidade de contar histórias, pois todos gostamos de falar sobre comida. É notável a paixão e o compromisso que existe na Jerónimo Martins e no Pingo Doce pela alimentação saudável e sustentável. A Dieta Mediterrânica à portuguesa, e agora a Juliana, são desse ponto de vista uma resposta a muitos dos desafios do sector alimentar dos próximos anos em áreas como a valorização da produção nacional, saúde, sustentabilidade, identidade nacional e poupança. É sem dúvida um dos projectos mais relevantes da distribuição dos últimos anos, uma história que agora começa e que pode ter um poder rejuvenescedor na relação dos portugueses com as nossas tradições alimentares”.

#brandstrategy #branding #advertising #brandactivation #retail #sustainability

© BØRN 2020 | All rights reserved.