Na primeira linha do Tejo, Vila Rio flui como a extensão natural da Área Metropolitana de Lisboa.
Vila Rio é um projeto da Teixeira Duarte implantado numa frente ribeirinha em plena transformação urbana na Póvoa de Santa Iria. Ocupa quase 20 hectares, com mais de 800 apartamentos, 40 lojas, 100.000 m² de espaços verdes, 15 km de ciclovias e passadiços, e uma ligação pedonal e ferroviária direta a Lisboa.
Depois de se destacar como referência no mercado local, com uma proposta habitacional de elevada qualidade e forte adesão, Vila Rio assume agora a ambição de se tornar uma alternativa real para quem procura casa na Área Metropolitana de Lisboa e de se estabelecer como um destino de lifestyle.
Com dois edifícios assinados pelo atelier de Rodrigo Machado Soares, propõe linhas contemporâneas, fachadas cerâmicas inspiradas na azulejaria portuguesa, e uma relação direta com o Tejo e o parque urbano envolvente. As tipologias vão do T1 ao T4, com áreas entre 110 m² e 220 m². A Galeria do Rio, nova zona de comércio e serviços integrada na Praça do Sal, marca também o arranque da vida urbana do bairro.
Para alargar o público-alvo, era necessário um salto estratégico: elevar a proposta de valor e construir um discurso capaz de captar a atenção de um target mais abrangente e exigente.
A comunicação precisava de abrir a um maior leque de targets, ampliando o call to action de venda não apenas aos residentes locais, mas a toda a Área Metropolitana de Lisboa.
A fase de imersão incluiu visitas à Póvoa de Santa Iria, entrevistas com arquitetos, equipa de projeto e compradores das primeiras fases, e auscultação do mercado. Percebemos que o projeto tinha ativos diferenciadores claros: o rio Tejo como parte da identidade quotidiana, a Teixeira Duarte como construtora de destino com mais de 100 anos de experiência — e um track record que inclui projetos como Garridas 1867, Lagoas Park ou Fábrica 1921 — e a introdução do Kori, um novo conceito de casas mais acessíveis.
A localização única foi a base para assumirmos Vila Rio como a melhor relação casa-rio da frente ribeirinha de Lisboa que, além disso, oferece um conceito de one-stop living, cruzando habitação, mobilidade e quotidiano (comércio e serviços) para uma verdadeira vida de bairro.
Para reforçar a proposta de valor - a melhor relação casa-rio da frente ribeirinha de Lisboa - criámos a assinatura de marca “Onde o Tejo é casa”, fazendo a apropriação do rio para cada um.
Refrescámos a identidade da Vila Rio para torná-la mais vibrante e contemporânea, mantendo a conexão com a natureza, mas alinhada com as expectativas de um público mais sofisticado e exigente. Assumimos o Tejo como parte central da identidade — não é só de Lisboa, há muito mais por descobrir — e o sistema visual foi desenhado para refletir essa abertura metropolitana, posicionando Vila Rio como uma alternativa credível na Área Metropolitana de Lisboa.
A esta segunda fase, chamámos Vila Rio SAL - Sharing and Living, como forma de homenagear as salinas da região e envolver a Praça do Sal que irá ser o centro de comércio e serviços do bairro.
A comunicação foi estruturada em dois momentos: reforço do posicionamento de destino do Vila Rio e comunicação específica da segunda fase do projeto, garantindo amplitude e relevância junto de um público mais alargado.