Reforçar o compromisso de sustentabilidade da Sovena em momentos chave de comunicação.
A Sovena é uma empresa líder mundial no sector agroalimentar, especializada na produção, transformação e comercialização de óleos vegetais e azeite. Dedicada a garantir a sustentabilidade ao longo da sua cadeia de valor, a Sovena comunica a sua abordagem ESG aos seus stakeholders em momentos estratégicos. Numa parceria que tem amadurecido com o tempo, a nossa equipa de Brand Voice tem vindo a desenvolver os conceitos de comunicação da Sovena para o seu Relatório Anual de Sustentabilidade e para as mensagens da época festiva.
Em 2023, o grupo Sovena encontrava-se numa fase de expansão, com novos mercados e empresas. Perante esta mudança, era necessário reforçar a importância das práticas de sustentabilidade do grupo. Criámos assim o conceito “Spreading Roots”, que leva a essência da Sovena mais longe, enraizando-a naturalmente em cada stakeholder, em cada novo mercado e em cada nova iniciativa. Com este conceito, valorizamos também o crescente impacto positivo da Sovena no planeta e solidificamos as bases de um novo ciclo estratégico, sempre fiel à essência da marca.
Para o Relatório de Sustentabilidade de 2022 partimos do mote “Going further Together", unindo-o aos universos da Sovena e da natureza. O conceito "Growing Closer" remete para o território da agricultura ao mesmo tempo que reforça a proximidade crescente entre os diferentes stakeholders do grupo. Uma mensagem que traduz o trabalho contínuo da Sovena na intensificação de parcerias em todas as fases da cadeia de valor.
Inspirada no legado de 150 anos do empreendedor Alfredo da Silva, que sempre procurou criar boas condições para os seus trabalhadores, em 2021 a Sovena alargou e reforçou o seu compromisso de sustentabilidade. Envolvendo as suas equipas e as comunidades locais, implementaram-se novas iniciativas de ESG para apoiar o crescimento de todos ao longo da cadeia de valor. Para materializar este empenho renovado e transversal, criámos o conceito "Committed for Good".
O primeiro Relatório de Sustentabilidade que desenvolvemos para a Sovena assinala um momento de consolidação da nova marca e do novo posicionamento da empresa. Neste relatório, procurámos tangibilizar a forma como o novo posicionamento “Feeding Futures” se reflete em toda a cadeia de valor, demonstrando como a empresa faz a diferença no dia-a-dia dos seus consumidores.
Nos últimos anos temos trabalhado com a Sovena para estender este compromisso de sustentabilidade aos presentes que oferece aos seus stakeholders na época festiva. De forma integrada, ajudamos a escolher um presente eco-friendly, como um caderno infinito ou um sabonete artesanal de azeite, criamos o conceito e a mensagem e desenvolvemos o packaging. Este último é feito em papel reciclável e impresso com apenas duas cores para um impacto ambiental reduzido.