Celebrar os 50 anos do Recheio a alimentar a economia portuguesa.
O canal HORECA é um pilar da economia portuguesa, representando entre 8% e 10% do PIB nacional em 2022 e gerando mais de 300 mil empregos. Além da sua importância económica, o setor desempenha um papel crucial na distribuição de produtos e marcas, tanto nacionais como internacionais.
Como líder de mercado, o Recheio assumiu a responsabilidade de impulsionar a modernização do setor e a recuperação pós-pandemia do país. Num ano que já dava sinal de mudanças, como a inauguração de uma nova loja em Cascais e a superação da meta das 500 lojas da marca Amanhecer, a empresa decidiu aproveitar o seu aniversário para reforçar uma mensagem de confiança e otimismo.
A partir de entrevistas e workshops com a nova equipa de gestão, definimos uma estratégia de comunicação para os 50 anos da marca, assente em três pilares fundamentais. Reafirmar a cultura interna e B2B com um foco na inovação e no compromisso com os parceiros; acelerar a retoma com uma proposta de valor ainda mais relevante para o mercado e para os clientes; reclamar um território de liderança. Para isso a comunicação deveria ser mais assertiva e materializar a importância da categoria e da marca para a economia e a cultura portuguesa.
"50 anos a alimentar bons negócios" foi o conceito global de um trabalho multidisciplinar que envolveu design, publicidade, comunicação digital e em loja, visando sublinhar a proximidade e parceria do Recheio com os seus clientes.
Com uma linguagem moderna, assertiva e bem portuguesa, procurámos envolver todos os stakeholders do Recheio, dos colaboradores aos clientes mais fiéis. O resultado foi a humanização da marca, dando um rosto tangível à importância real que o Recheio tem na cultura e na economia nacional.
A celebração dos 50 anos do Recheio marcou presença em todas as plataformas da marca, online e offline, e foi visível nas lojas de Norte a Sul do País. Com o regresso às atividades pós-pandemia, a Born estendeu o novo conceito de comunicação aos tradicionais Arraiais Recheio, que, além de Braga, se realizaram em mais sete lojas por todo o território nacional.
Este conceito foi também adaptado para a comunicação interna, destacando os colaboradores como elementos-chave no percurso da marca.