Quinta da Fonte de Souto

Quinta da Fonte de Souto

Cliente.
Symington
Branding. Estratégia de Comunicação. Digital. Alimentação & Bebidas.

Uma identidade criada com vagar para os primeiros vinhos alentejanos da Symington.

Context.

O início de actividade em Portugal da Symington Family Estates remonta ao século XIX. Esta família de origem britânica tornou-se ao longo dos anós num dos maiores produtores mundiais de Vinho do Porto Premium, sendo igualmente um dos maiores proprietários de vinhas no Vale do Douro.

Com o tempo, a Symington iniciou igualmente a produção de vinhos de grande qualidade, gerindo um portfolio de Marcas onde se destacam a Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Chryseia e Post Scriptum.

Com a aquisição, em 2017, da Quinta da Fonte Souto, a família Symington dava os primeiros passos para iniciar a produção de vinhos fora da região do Douro.

Quinta da Fonte de Souto

Foi nesse contexto que fomos a agência escolhida para realizar o processo de branding desta quinta, situada na Serra de São Mamede, parte da sub-região de Portalegre, na região do Alto Alentejo. Além deste desafio, fizemos também o nome e design dos vinhos Quinta da Fonte Souto – Vinha do Souto (tinto), Quinta da Fonte Souto (tinto e branco) e Florão (tinto e branco).

Quinta da Fonte de Souto
Quinta da Fonte de Souto
Quinta da Fonte de Souto
Concept.

De um processo de imersão na cultura Symington, com entrevistas individualizadas com a equipa de gestão, marketing e enologia, visitas a Portalegre e uma inesquecível prova no local, a Born desenvolveu o conceito “Um Outro Vagar”, que traduzia a serenidade e confiança da família na produção de vinhos de excelência com a irreproduzível calma da Quinta — a essência deste que é um outro Alentejo (pela altitude, solo e clima) e que resulta em vinhos únicos.

 

Quinta da Fonte de Souto

“A Symington tem uma tradição centenária na produção de vinhos em Portugal. É por isso uma honra e uma grande responsabilidade assinarmos o projeto de branding da Quinta da Fonte Souto, que alarga a geografia da família e da região de Portalegre nacional e internacionalmente"
Duarte Vilaça, CEO da Born.

Quinta da Fonte de Souto
Visual Identity.

A imagem baseia-se no florão, que alude a motivos florais utilizados na joalharia, arquitectura e gravação ou impressão e também significa algo de elevado valor.

O desenho do logótipo congrega três elementos principais: o castanheiro (souto), a cruz que está associada à identidade da Symington e a vista aérea da vinha.

Quinta da Fonte de Souto
Quinta da Fonte de Souto
Quinta da Fonte de Souto