Nooba marca o nascimento de um novo Barreiro.
A Solid Sentinel convidou a Born a desenvolver a marca para o seu novo projeto residencial no Barreiro. O desafio era construir uma promessa atrativa, capaz de fazer do Barreiro (e do novo empreendimento) uma alternativa a Lisboa, aproveitando a oportunidade da escalada de preços na capital.
Com um investimento de 150 milhões de euros, pela sua dimensão (518 apartamentos) e arquitetura do atelier S+A, o projeto tem a ambição de transformar a forma como se vive, mora e perceciona a cidade; pelos seus valores (a partir de 189 mil euros) apresenta-se como uma opção viável para novos públicos da Grande Lisboa.
Recolhemos diferentes perspectivas sobre o projeto: as motivações dos investidores, a visão dos arquitetos, os desafios dos promotores e a visão da autarquia para o futuro do Barreiro. Conhecemos a história do local, uma antiga vila piscatória, o dia-a-dia e o estilo de vida dos barreirenses. Conhecemos a fundo o seu passado industrial e os dois lados dessa moeda. Por um lado a ligação à C.U.F. e à visão inspiradora de Alfredo da Silva, por outro a atual conotação como uma cidade-dormitório com desafios socio-económicos, resultado de uma desindustralização.
Depois de compreender de onde vínhamos fomos entender o que se perspetivava para o futuro do Barreiro. Encontrámos novos investimentos e sinais de revitalização.
Era essencial que este projeto imobiliário abraçasse a transformação da cidade, que já se está a sentir através de investimentos em mobilidade, ambiente e qualidade de vida, e na conveniência de ser um destino a 20 minutos de Lisboa, atraindo tanto lisboetas como estrangeiros que procuram uma alternativa à escalada de preços do imobiliário no centro da cidade.
Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro
Queremos contar a história de um Barreiro que tem atraído visionários ao longo do tempo, desde os alentejanos que procuraram na cidade uma vida melhor a Alfredo da Silva que encontrou a maior oportunidade industrial da altura. É este o tipo de visionários que os investidores do projeto querem atrair, pessoas que, como eles, consigam ver o futuro e o potencial do Barreiro.
Alain Gross, CEO da Solid Sentinel
Uma nova marca para fazer (re)nascer uma zona, pede uma nova sonoridade. Dumbo ou Soho, foram algumas das inspirações que nos levaram a criar o Nooba, que desafia à descoberta de uma nova cidade, para uma nova geração de consumidores.
O descritivo “Apartamentos do rio” reforça a localização e vista privilegiada; a assinatura “A fresh new living” traduz um recomeço à beira Tejo para todos os barreirenses e para novos habitantes da cidade.
Duarte Vilaça, CCO da Born.
Se Nooba é um projeto arrojado e ambicioso a sua identidade também o deve ser. Quebrando os limites dos códigos imobiliários tradicionais e criando um universo vibrante, inspirado nas margens do rio. Para quem vê mais longe e se atreve a querer tudo por menos.
Desenvolvemos ainda a estratégia e criatividade para o lançamento do projeto junto dos media. Ainda no contexto de pandemia, o projeto foi apresentado em formato digital pela Solid Sentinel e pelo Arq. Miguel Saraiva, da S+A. Com alguma expectativa sob o mercado imobiliário e a adesão do target lisboeta e internacional, desenvolvemos um plano de comunicação para dar a conhecer o projeto e o Barreiro - mas não foi necessário colocar em prática porque os resultados de vendas excederam as expectativas.
O que começou por ser um projeto de branding imobiliário tornou-se num movimento de transformação de uma cidade que surgiu como “o maior projeto em curso da Margem Sul” (in Visão). E, num ano bastante ativo do ponto de vista do mercado de transações, com movimentações de capital na ordem dos 11 mil milhões de euros, em Portugal, o jornal online Eco elege o Nooba como um dos 25 maiores negócios de 2023.