Mais do que uma marca, a Mext tornou-se o motor de inovação e transformação para a Mota-Engil, líder na construção.
A Mota-Engil procurava dinamizar a sua estratégia de inovação, tornando-a parte da sua cultura global, acessível a todos os colaboradores, em 23 países, e aberta à participação.
Mais do que uma marca, o desafio era criar uma visão que catalizasse as equipas internas e os parceiros externos, preparando a Mota-Engil para um crescimento empresarial dinâmico, mantendo-se enraizada no seu vasto património.
Para compreender todo o potencial e as ambições do projeto, realizámos extensas entrevistas com os principais stakeholders. A estreita colaboração com a liderança do Grupo, ao longo de todo o processo, permitiu-nos desenvolver uma estratégia que se integrou perfeitamente na cultura existente, ultrapassando os limites da inovação e do empreendedorismo.
As entrevistas evidenciaram o duplo papel que a nova marca deveria desempenhar: como incubadora da criatividade interna e ponte para a inovação externa. Reforçaram o entendimento de que a adoção de uma mentalidade orientada para o futuro era crucial para a Mota-Engil manter o seu sucesso e liderança.
A partir daqui, definimos o propósito da marca: procuramos ser um acelerador da transformação local e global, dando voz às nossas partes interessadas e ideias de engenharia com um impacto positivo nos negócios, na sociedade, na sustentabilidade e na vida quotidiana. Criámos em seguida as guidelines: abertura para todos, ideação para o real e transformação para a vida. E estabelecemos duas áreas chave: cultura interna e negócios.
O processo criativo começou com o naming, construído sobre os resultados das entrevistas e os conhecimentos estratégicos,
Mext - uma fusão de “ME” (Mota-Engil) e “Next” - dá corpo ao conceito do que está para vir para o Grupo, simbolizando a jornada contínua de inovação e transformação em que a Mota-Engil está a embarcar, olhando sempre em frente para a próxima oportunidade e desafio.“Engineering Ideas” é a assinatura criada para ligar o passado e o futuro do Grupo.
A identidade visual da Mext combina elementos corporativos e contemporâneos para refletir o seu foco na inovação dentro do Grupo Mota-Engil.
O símbolo do Grupo inspirou os dois pontos da Mext, que são um convite a novas ideias, abrindo novas conversas e transformações; o tipografia unicase personalizada, em conjunto com a fonte Galano, transmite uma sensação de modernidade e solidez empresarial. Criámos uma paleta de cores adaptável que vai do preto e branco sólidos às cores vibrantes. Ao amarelo e ao azul (que já faziam parte do universo Mota-Engil, mas agora com um toque de energia) juntaram-se o cor-de-rosa e o verde (para as pessoas e para a sustentabilidade).
Criámos a expressão da marca Mext para ecoar junto do público interno e externo. Internamente, sob o lema “Tu és Mext”, a Mext lançou iniciativas como eventos, workshops e concursos para energizar os colaboradores da Mota-Engil e incentivar a criatividade em todo o Grupo, de forma a descobrir “The Mext big thing”.
A campanha “#whatsmext?” tornou-se um tema central, desafiando todos na empresa a considerar a próxima grande ideia ou inovação, promovendo uma cultura de abertura e experimentação.
Rapidamente esta marca tornou-se mais do que um nome - evoluiu para um movimento dentro da empresa, promovendo uma nova forma de pensar que agora permeia todos os níveis da organização.
Desde o seu lançamento, a Mext tem desempenhado um papel fundamental na transformação contínua da Mota-Engil. Tem incubado novos negócios com sucesso e fomentado um espírito empreendedor que tem levado ao desenvolvimento de projetos e empreendimentos inovadores. As iniciativas da marca, incluindo uma plataforma de novas ideias para estimular e apoiar a criatividade e o empreendedorismo dentro do Grupo, geraram inúmeras ideias que foram implementadas na Mota-Engil, impulsionando a evolução da empresa e garantindo o seu sucesso contínuo numa indústria em constante transformação.
“#whatsmext? representa mais do que um projeto. É uma atitude e uma mudança cultural baseada numa mentalidade aberta e numa predisposição para olhar para o mundo e encontrar formas de nos tornarmos holisticamente melhores. A Mext, enquanto empresa, será o veículo que irá desenvolver este objetivo, apoiando o desenvolvimento das novas oportunidades que já estão a ser identificadas.”Silvia Mota, Mext's CEO