Fabricado no Barreiro

Fabricado no Barreiro

Cliente.
Câmara Municipal do Barreiro
Criar impacto. Estratégia de Marca e Posicionamento. Naming. Identidade Visual. Mercado Imobiliário.

Reviver a história, o poder e o orgulho de uma cidade, na altura, subvalorizada.

Fabricado no Barreiro é uma marca criada para revitalizar o orgulho de uma cidade que já foi o coração da indústria portuguesa e que durante décadas foi subestimada. O projeto foi desenvolvido para os habitantes da cidade em primeiro lugar e para todos os outros, destacando factos relevantes que fazem desta cidade um dos destinos emergentes mais atrativos para residir e investir no presente e no futuro.

Context.

Era o momento certo: a pressão imobiliária na Área Metropolitana de Lisboa começava a levar milhares de famílias a procurar novos locais para viver. Este movimento de transformação - e o impacto da pandemia na flexibilidade laboral - era o contexto ideal para que o Barreiro se definisse como um destino na margem sul do Tejo. Para isso, foi essencial mudar a perceção e, assim, gerar orgulho na população residente, atraindo pessoas de fora (lisboetas/estrangeiros) e investimento privado para iniciar uma nova era de desenvolvimento.

Impact.

Fabricado no Barreiro contribuiu para mudar a perceção da cidade, atraindo novos investimentos privados, como projetos imobiliários de qualidade, e CMB continua a utilizar este conceito de comunicação para apoiar todos os eventos de grande visibilidade da cidade.

“O que o país não tem, a CUF cria”, Alfredo Silva foi o primeiro grande visionário do Barreiro.

Challenge.

Durante décadas, o Barreiro foi deixado para trás, sem atrair investimento. Para mudar esta situação, a Gigantic e a Ethical convidaram-nos a juntarmo-nos a eles e à Câmara Municipal do Barreiro num projeto 360º para mostrar o melhor que a cidade tinha para oferecer, mudando perceções antiquadas do Barreiro e procurando posicioná-lo como uma cidade líder no sul da Área Metropolitana de Lisboa, através da criação de um projeto de place branding.

Foi essencial mudar a perceção e, assim, gerar orgulho na população residente.

Immersion.

O nosso ponto de partida foi a dualidade de perceções: para muitos, o Barreiro é o dormitório de Lisboa; para outros, é a cidade que albergou os seus sonhos e os ajudou a criar o seu futuro.

Durante o processo de imersão, que incluiu várias entrevistas a diferentes stakeholders (desde a autarquia a mediadores locais, promotores imobiliários e habitantes) e visitas ao local, procurámos compreender e sentir a essência e a história do Barreiro para a transformar num legado para o futuro.

O Barreiro viveu duas fases de grande desenvolvimento, a primeira associada ao apoio logístico dado aos Descobrimentos Portugueses e a segunda à industrialização da nossa economia, destacando-se o papel que Alfredo da Silva desempenhou na cidade. Desde o desenvolvimento de um dos maiores pólos industriais do país até à criação de infra-estruturas de apoio à comunidade, habitação, cinemas, escolas, centros de saúde e atividades como o futebol. Com o lema “O que o país não tem, a CUF cria”, Alfredo Silva foi o primeiro grande visionário do Barreiro, vendo o potencial de investimento e desenvolvimento da cidade, atraindo trabalhadores de outras zonas do país.

Este passado industrial e as suas consequências tiveram um impacto marcante na forma como o Barreiro tem sido visto do exterior, escondendo a evolução da cidade em áreas como a cultura, a mobilidade, o ambiente e a educação, entre outras. O Barreiro precisava de mostrar as suas melhores caraterísticas: emocionais, funcionais e acessíveis, através de um projeto de branding que transmitisse o orgulho na sua história e foco no futuro.

Insight & Concept.

Celebrando o passado industrial do Barreiro e potenciando-o para o futuro, criámos o conceito Fabricado no Barreiro - ligando a herança das gerações que souberam construir a sua cidade à força das gerações atuais que agora a reinventam - tornando-a, por exemplo, numa das cidades da Europa mais bem preparadas para enfrentar os desafios das alterações climáticas (in Carbon Disclosure Project).

Este conceito assume que as pessoas são o principal ativo da cidade, e o seu slogan, “Produzimos orgulho local”, transforma o legado industrial numa afirmação que será relevante para as pessoas de hoje e de amanhã.

Mas Fabricado no Barreiro é mais do que um conceito, é uma plataforma de comunicação que amplifica tudo o que foi criado para oferecer vida melhor aos habitantes e uma visita melhor para quem vem de fora, desde a cultura à mobilidade sustentável e às escolas. Para alimentar a plataforma, a Ethical foi buscar os argumentos que tornam tangível esta visão do Barreiro - desde os 370 ha da Mata da Machada e os 60 novos autocarros a gás natural até ao investimento na StartUp Barreiro e nos pequenos empreendedores do Barreiro.

Visual Identity.

Juntámos a maquinaria da indústria e a arte de rua numa só identidade. A paleta de cores é vibrante e diversificada, tal como as pessoas (diferentes origens, sonhos e talentos como a estudante Marisa ou o pescador José) e tudo o que o Barreiro tem para oferecer (o rio, a praia, a floresta, o sol).

Launch.

O lançamento do projeto coincidiu com a celebração oficial dos 500 anos do Barreiro, numa cerimónia que incluiu a estreia do vídeo oficial.

Impact.

Fabricado no Barreiro contribuiu para mudar a perceção da cidade, atraindo novos investimentos privados, como projetos imobiliários de qualidade, e CMB continua a utilizar este conceito de comunicação para apoiar todos os eventos de grande visibilidade da cidade.